terça-feira, 29 de março de 2011

A HORA CERTA

A HORA CERTA
Ec 12.1-7
Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, desde que iniciou sua carreira como jogador profissional em 1993 com apenas i6 anos de idade; chama a atenção da mídia por seu talento e por suas polêmicas. É o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com quinze gols. Acumula uma marca de 16 títulos nacionais e internacionais. 13 prêmios de reconhecimento, entre eles o de melhor jogador do mundo.
No dia 15 de fevereiro desse ano, mais uma vez Ronaldo provocou atenção global para sua vida, quando em coletiva anunciou a sua aposentadoria como jogador de futebol.
Zeca Camargo, escritor, jornalista e apresentador do Fantástico, escreveu um artigo para o G1, Site da Rede Globo.
A Hora de Parar
“Ronaldo soube a hora de parar. Os mais ranzinzas vão cutucar dizendo que o “adeus” chegou um pouquinho atrasado. Fãs idólatras já argumentam que a aposentadoria veio cedo demais… Mas o senso comum, pelo que pude avaliar esta semana, é de que o ponto final veio na hora que deveria vir. E por vários motivos.
Primeiro, porque ele ainda é “adorado”; Segundo, porque financeiramente, ele ainda vai ganhar muito dinheiro; Terceiro, porque seu “rendimento criativo” (para não falar do físico) já vinha dando sinais de que estava no negativo… E quarto, porque tomando a atitude voluntariamente, antes de ser forçado de maneira constrangedora a literalmente pendurar as chuteiras, ele provou que tem uma qualidade que muitas pessoas esquecem de procurar nos atletas do gramado: inteligência.
Aplaudo Ronaldo de pé por sua decisão. E gostaria que mais pessoas notórias tivessem a sabedoria e a humildade de reconhecer que “chegou a sua hora”.”

Ronaldo, nisto, torna-se um exemplo a ser seguido porque soube compreender a hora certa. Quem não compreende a hora certa, chega atrasado e nisso perde o voou, perde a partida do ônibus, perde o trem, perde o barco, perde a viagem. Quem não compreende a hora certa, usa compulsivamente os cartões e os cheques especiais, nisso perde o crédito, perde a confiança, perde a conta, perde o salário. Quem não compreende a hora certa, exagera na dose e nisso perde o tempo, perde o dinheiro, perde a saúde, perde amigos, perde o emprego, perde a família, perde a vida.
Portanto, saber a hora certa não é só uma questão de inteligência, é também uma questão de vida. Saber a hora certa é pois de vital importância.
E o texto bíblico que lemos tem muito a ver com essa verdade. Existe muita gente que não sabe a hora certa de se posicionar.
O livro Eclesiastes é o livro bíblico que melhor retrata a perspectiva existencialista do ser humano. Trata-se convincentemente o vazio e a perplexidade da vida sem um relacionamento com o Senhor, por isso a palavra chave é “vaidade”, a fútil presunção de tentar ser feliz longe de Deus. Salomão, o mais sábio, rico e influente rei da história de Israel, olha para a vida e, a partir da perspectiva humana, declara que tudo é inútil. Mesmo experimentando poder, popularidade, prestígio, e prazeres, Salomão entende que cada ser humano tem a eternidade em seu coração, de modo que nada que seja terreno lhe fará completamente feliz. Todavia, olhando a vida com a perspectiva divina, ela ganha sentido e propósito, só a partir daí Salomão pode dizer: coma... beba... alegre-se... faça o bem... tema a Deus e cumpra seus mandamentos.
É então nessa perspectiva da vida a partir de Deus, que a Bíblia manda que nos lembremos do Senhor. (Lembra-te do teu Criador)
Um dos homens mais lidos no mundo hoje é o humanista e cientista empírico Doutor Augusto Jorge Cury. Ele tem como referência mais de 17 anos de pesquisa sobre o funcionamento da mente humana, que o levou a construção da Teoria da Inteligência Multifocal. Entre as descobertas mais importantes da teoria da Inteligência Multifocal, está a constatação dos 4 principais grandes fenômenos que financiam o funcionamento de nossa mente. Nessa lista de artigos a respeito, está o fenômeno da Âncora da Memória. Pelos escritos do autor, nem toda a memória está disponível para ser lida ao mesmo tempo. A Âncora da Memória pode ser entendida como um foco ou um território de leitura da memória num determinado momento existencial.
Ou seja, a mente é setorizada, e nem todos os setores estão disponíveis para a leitura da memória.
Trazer Deus à memória, fazer um memorial de Deus, é o mesmo que Fazer Deus tão importante em sua vida, que ele seja encontrado em todos os setores da sua mente.
Salomão conclui seu texto dizendo: “De tudo que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.
A palavra temor, indica reverência. E, como o texto bíblico é existencialista, você deve trazer Deus ao seu dia-dia de modo a reverenciá-lo em todas as coisas. A todo tempo preste reverencia a Deus, trazendo-O à memória em suas relações profissionais, reverencie a Deus em suas relações familiares; reverencie a Deus em suas relações amigáveis e assim sucessivamente. Em tudo na sua vida, encontre Deus e mostre-lhe temor, reverenciando-O em todas as coisas.
Lembrar do criador, pensar na idade avançada e até mesmo na morte não tenciona produzir “Momento Morti”, lembra-te que deves morrer. Isso deve produzir “Momento Creatoris”, lembra-te da criação; lembra-te que foi criado para viver.
A reflexão deste texto é para a vida, é para agora, esta é a hora certa, hoje é a hora certa. Viver sem a presença de Deus, é fazer da vida apenas uma sucessão de fatos, uma sucessão de dias, de anos até chegar ao fim.
Se existiu alguém que experimentou a vida da melhor forma dentro da perspectiva humana, esse alguém é Salomão. Teve tudo que a vida pode oferecer, mas isso tudo fora muito frustrante quando percebeu que nisso não poderia ser completamente feliz. Inteligente, Salomão compreendeu a hora certa, acreditou que além de não encontrar a felicidade nas coisas deste mundo, Deus trará a juízo todas as obras. Ec 11.9; 12.14
A pessoa inteligente sabe que a idéia não é excluir da sociedade aqueles temem a Deus. A pessoa inteligente sabe que a idéia não é privar ninguém dos proveitos que a vida pode oferecer. Esta reflexão de Eclesiastes conclama a todos, para viverem as coisas boas da vida ao lado de Deus, porque somente ao lado de Deus, a vida será de fato verdadeiramente boa.
Não espere ficar sem forças suficientes para vir à igreja, não espere ficar esclerosado a ponto de não discernir o certo e o errado. Não perca tempo, não deixe de desfrutar o lado divino da vida, seja inteligente, coloque Deus em sua jornada. Lembre das palavras de Zeca Camargo a respeito de Ronaldo: “E gostaria que mais pessoas notórias tivessem a sabedoria e a humildade de reconhecer que “chegou a sua hora”.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário