Sermões

PROTEJA A SUA CONSCIÊNCIA
TEXTO: Pv 4.23
INTRODUÇÃO:
Platão, em uma de suas célebres frases disse: “A pena segue bem de perto o pecado”. Hesíodo corrige essa frase da seguinte maneira: “A pena nasce no mesmo momento em que se comete a culpa”.
Quem aguarda o castigo sofre-o antecipadamente, e quem o merece espera-o, pois, a maldade elabora tormentos contra si mesma, à semelhança da abelha, que pica e magoa, mas provoca mais dano contra ela mesma, porque perde para sempre o seu ferrão e a sua vida.
Certo rapaz fora repreendido por encontrar prazer em derrubar ninhos de pardais e matar seus filhotes sem nenhuma piedade, e ele respondeu que não matava os pássaros sem razão. Dizia ele que os pardais acusavam-no todos os dias por ter ele assassinado o seu próprio pai. Aquele parricida tinha mantido em segredo seu delito até então, mas as vingadoras fúrias da consciência fizeram com que se acusasse.
PROBLEMA:
É possível viver uma vida feliz e tranqüila, trazendo consigo a consciência pesada por estar ocultando um pecado que envergonha sua moral?
Uma consciência sórdida, maculada, denegrida, é capaz de destruir a paz e a alegria de qualquer pessoa.
Se existe um problema grave na vida de alguém, é aquele problema que permanece em sua própria consciência.
Portanto, tal problema precisa ser solucionado.
ELUCIDAÇÃO:
Eu gostaria que você voltasse a sua atenção para o texto lido, pois ele fala mais de consciência do que você imagina.
O termo bbl [lebab] 1) coração, homem interior, mente, vontade, alma, inteligência. Ocorre cerca de oitocentas vezes no hebraico do antigo testamento.
Na maioria das vezes esse termo é usado de maneira metafórica e não diz respeito ao órgão que bombeia o sangue, antes fala dos aspectos mais íntimos da personalidade.
Neste sentido abstrato, “coração” tornou-se o mais significativo termo bíblico para designar a totalidade da natureza interior ou imaterial do homem.
A personalidade humana com suas emoções, com seus pensamentos e com suas vontades se revela naquilo que chamamos de “consciência”.
Diferenciadora entre o que é moralmente bom e mau, impulsionando para fazer o que é legal e evitar o pejorativo, glorificando o bem, condenando o mal.
TEMA:
PROTEJA A SUA CONSCIÊNCIA

DESENVOLVIMENTO:
Há na Bíblia um exemplo de coração desvendado:
1. A CONSCIÊNCIA PROVADA.
Deuteronômio 8:2 diz: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”.
Mesmo nos recônditos mais profundos e exilados da nossa consciência, o Senhor pode ascender uma luz, pois não há nada encoberto para Deus.
O Senhor fará questão de vez ou outra pesquisar a sua consciência, e Deus tem os seus meios de fazer isso.

Na Bíblia encontramos um grave exemplo de coração maculado:
2. A CONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE PRÉ-DILUVIANA.
Gênesis 6:5 diz: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.

A sociedade pré-diluviana estava com a consciência de maneira tão contaminada, degradada, que não houve possibilidade de recuperação.
As conseqüências do pecado para a consciência, pode se tornar como uma nódoa numa roupa que não há a mínima possibilidade de ser removida.

O exemplo bíblico para o coração recuperado:
3. CIRCUNCIDAR A CONSCIÊNCIA.
Jeremias 4:4 Diz: “Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração...”.

Circuncisão é um termo muito conhecido na Bíblia que faz referência a uma aliança entre o povo de Israel e Deus.
Circuncidar era o ato de cortar o prepúcio, usado naquele bem conhecido rito pelo qual não apenas os filhos masculinos dos israelitas, ao oitavo dia após o nascimento, mas subseqüentemente também "prosélitos" eram consagrados ao Senhor e acrescentados ao número de seu povo.

Pelo rito da circuncisão um homem era separado do mundo impuro e dedicado a Deus, a palavra passa a denotar a remoção de pecados.

Também fala de cristãos separados da multidão impura e verdadeiramente consagrados a Deus.

PESPECTIVA:
Você precisa saber que sua consciência não está livre do pecado, e, que Deus não será passivo diante dela.
Você é responsável em proteger sua consciência, pois ela vai determinar sua felicidade ou sua tristeza.
Ande correto, fale do que é certo, envolva-se com que é sadio e não com o profano. Proteja sua consciência.

CONCLUSÃO:
Por hora, comprometa-se em lutar por uma consciência tranqüila, distante do mal; se comprometa em não endurecer, se tornando irrecuperável, mas, dê um basta em tudo aquilo que te faz pesar a consciência; evita o pecado e envolva-se ainda mais com Deus.








Entrando pela porta certa!

Tema:
Uma porta de três dimensões
Texto: Jo 14.6
Depois que Deus libertou Israel da escravidão do Egito, o povo andou peregrino pelo deserto, a fim de chegar à terra prometida, então Deus ordenou que fizessem um tabernáculo que seria sua morada entre os homens. Uma tenda que media mil duzentos e cinqüenta metros quadrados, e que se dividia em três compartimentos: o átrio, o lugar santo e o lugar santíssimo.
Quando olhamos para o texto lido, percebemos a relação entre Jesus e a tenda da congregação; para nós talvez seja difícil, mas não para os judeus, pois os três acessos da tenda eram conhecidos como caminho, verdade e vida!
Problema:
Lendo este texto lembrei-me dos desenhos animados, quando acontece uma tragédia em qualquer ambiente eles logo procuram a porta mais próxima para escapar da situação. Mas, sempre tem um espertinho que pinta uma porta falsa na parede; fazendo com que a tragédia seja intensificada.
O que acontece é que no andor da vida, visamos muitas falsas portas, fazendo com que a nossa situação se complique mais.
Muito cuidado para onde você tem tentado fugir!

I. O átrio. (o caminho)
 O átrio era a maior parte do tabernáculo, e possuía uma única porta de acesso, o caminho.
 Essa porta é o Senhor Jesus quando disse: Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim salvar-se-á. Jo 10.9

I. I O altar de sacrifício.
No átrio havia um altar para sacrifício, então quando Jesus disse Eu sou o caminho, ele apontava para seu sacrifício na cruz, e todo sacrifício trazido aquele altar era vicário que quer dizer tomar o lugar de outro.

I. II A pia.
Ainda no átrio havia também uma pia onde os sacerdotes se lavavam, essa pia é Jesus quando disse: Se eu não te lavar não tens parte comigo. Jo 13.8

 II. O lugar santo. (a verdade)
No lugar santo havia 48 tabuas de madeira revestidas de ouro, Cristo como homem e Deus.

II. I A mesa dos pães.
Na entrada do lugar santo, encontrava-se uma mesa dos pães da propiciação, que tipifica Jesus quando disse: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome. Jo 6.35

II. II O candelabro de ouro.
No átrio brilhava a luz do sol, no lugar santo havia um candelabro que segurava as lâmpadas que iluminava aquele lugar. Tipifica Jesus quando disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Jo 8.12

III. O lugar santíssimo. (a vida)
O lugar santíssimo é onde a gloria de Deus repousa, neste lugar só o sumo sacerdote entrava, uma vez a cada ano.
É a morada do pai celestial, onde todos independentes da raça, religião, gostaria de estar.
Neste lugar nós vemos Deus face a face!
E disse Jesus: ninguém vem ao pai se não por mim!  

Conclusão:
Quando Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, faz um convite especial. Todos quantos estão cansados, carentes de Deus, a glória está revelada em mim, Quem me vê, vê ao pai. Jo 14.9





A GLORIFICAÇÃO DO CRENTE


TEMA: O final para o qual se dirige a vida cristã
TEXTO: Rm 8.28-30
INTRODUÇÃO:
Toda filosofia de vida, toda ideologia, todo conceito que rege a vida do homem hoje, ou sempre a regeu, tem um objetivo para o qual avança. Um motivo para sua luta, o melhor que de fato pode oferecer.
Eu lhes pergunto: se continuar a viver como tem vivido, se continuar na estrada que vem seguindo, onde vai acabar? Que é que sua religião, sua filosofia ou sua ideologia têm a oferecer de melhor? Para onde você vai?
Meu tema é a glorificação do crente, refiro-me àquele apogeu cataclísmico, àquele clímax para qual se dirige a salvação em Cristo e no qual ela finalmente se resultará.
Os índios primitivos americanos adoravam a águia; acreditavam que, se alguém fosse especialmente abençoado pelos “deuses”, um dia, voltaria, nessa grande ave americana. Viver e morrer para ressurgir como águia era, para eles, a glorificação.
Para os budistas a glorificação é diferente. Acreditam que se a pessoa viver uma vida especialmente pura, no momento da morte a sacerdotisa Kanon descerá do céu e a acompanhará em sua passagem para a nova vida. O fato de Kanon caminhar a seu lado entre a terra e o céu, entre vida e morte, segurando sua mão durante breves instantes da passagem para a próxima vida, implica para os budistas a glorificação.
Mas, o que é a glorificação revelada pelos textos bíblicos?
Glorificação resume-se que, Deus que me previu, predestinou-me a ser formado à imagem de seu Filho e nada poderá separar-me da realização final desse fato.
A Bíblia diz que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam o Senhor, que são chamados a se reunirem segundo seu propósito. E o que Deus pretende, Ele completa; o que Deus começa, Ele termina.
A glorificação significa que fui, estou sendo e serei salvo, até mesmo da presença do pecado, e no céu tal como Jesus e em sua companhia serei feliz por toda eternidade.

1. Semelhante a Cristo naquilo que Ele deseja.

Ser semelhante a Cristo em primeiro lugar significa, desejar aquilo que Cristo deseja.
Jesus foi o individuo mais oprimido, prejudicado, pobre e minoritário que se pode imaginar, amaldiçoado e desprezado, ridicularizado, perseguido, odiado, mal interpretado mais do que qualquer homem que já existiu.
No entanto Jesus, que é a autoridade máxima no assunto, diz a respeito das necessidades da vida: busque em primeiro lugar o reino de Deus!
Ele era a imagem da compostura, da paz. Não creio que jamais tenha existido uma personalidade tão serena, integrada, tão maravilhosamente orientada, como a de Jesus Cristo nosso Senhor.
Defendia as criancinhas, os outros, a Palavra de Deus, seus discípulos, mas nunca a ele próprio.
E a todos que se colocam a seu lado como seus seguidores, serão semelhantes a Ele em seus desejos.

2. SEMELHANTE A CRISTO EM SEU CORPO.

Na Bíblia a glorificação consiste em ser semelhante a Cristo em seus desejos e também em seu corpo.
Incapaz de pecar, imune à luxúria, à doença, livre de fome e de dor, de decepção, de miséria e de enfermidade. Diz a bíblia que em sua ressurreição Ele saiu do tumulo com o corpo glorificado, perfeito. E a Palavra de Deus diz que seremos semelhantes a Ele.
Certa garotinha que possuía o corpo deformado voltou para casa após um dia de aula; na escola, as outras crianças haviam-na ridicularizado sem piedade. Subindo no colo da mãe, perguntou: mamãe, por que Deus me fez desse jeito? Aquela boa mãe, com lagrimas escorrendo pela face e um bocado de sabedoria no coração, respondeu: querida, Deus ainda não acabou de fazer você!!!! Glória a Deus!!! Por que a Bíblia diz, que Deus transformará o nosso corpo de humilhação para ser segundo o seu em glória!

3. GLORIFICAÇÃO É A RECOMPENSA FINAL DO CRENTE.

         Diz a bíblia que: olho não viu, nem ouvido ouviu, e nem subiram ao coração do homem as coisas que Deus preparou para os que O amam. (I Co 2.9)
         E ainda: na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vos teria dito. Eu vou preparar lugar... E ao concluir diz: para que onde eu esteja, esteja vós também!
         As pessoas com freqüência perguntam: “Por que Deus se deu o trablho de criar outros planetas, se não há vida neles?”
         Bem, antes de mais nada, a Bíblia nos diz o porquê: simplesmente para revelar a sua glória, para que os homens olhassem o céu e, vendo sua obra, louvassem-nO, bastou-lhe dizer: “haja” e tudo surgiu.
         Mas, se toda beleza, simetria e equilíbrio do universo surgiram com uma só palavra proferida por Ele, como será o céu que Ele vem preparando a dois mil anos? O olho não viu, nem ouvido ouviu, e nem subiram ao coração do homem as coisas que Deus preparou para os que O amam.
         Um missionário, que estava a 12 anos pregando na África, retornando a seu país, encontrou no cais do porto onde seu navio estava atracando, uma banda de música e uma multidão que o deixaram emocionado, mas quando o pessoal subiu à bordo foi para receber um famoso político, que voltava de uma temporada de caçada na África. Fizeram-no sentar num banco traseiro de um automóvel luxuoso e desfilaram-no pela cidade. O pobre missionário foi para um pequeno apartamento de terceiro andar, que nem água quente tinha. Contou que se ajoelhou e orou, sentindo muita, muita pena de si mesmo. E orando dizia: Senhor que espécie de justiça é essa?!! Esse político saiu gastando dinheiro, divertindo-se e agora é recebido assim. Eu me enterrei nas selvas da África por 12 anos e para mim não há recepção alguma!, quando começou a enxugar as lagrimas, ouviu a vós de Deus que lhe dizia: filho, você ainda não chegou em casa!.
         Como será o encontro com Jesus, quando o virmos como Ele é, quando chegaremos em casa? Seremos semelhantes a imagem de Cristo. É essa a meta do evangelho, da vida cristã, é esse o ápice, o fim ultimo Que caminham os servos de Deus.

CONCLUSÃO:

         Seja qual for a estrada que você escolheu na vida, quero perguntar-lhe o que conseguirá ao chegar ao fim e alcançar tudo que essa estrada oferece. Seja o que for não passará de um grande zero. Pode ser tudo menos a glorificação do crente, fim ultimo para qual se orienta os cristãos genuínos, segundo o plano e o propósito de Deus.


A PARÁBOLA DO AMOR DO PAI
TEMA: Convertendo o coração dos filhos para si!
TEXTO: Lc 15. 20-24
INTRODUÇÃO:
Certo menino fazia aniversário. Após o tradicional “parabéns pra você” e o apagar de seis velinhas, a surpresa dos presentes. Pacotes de todas as cores e tamanhos. O último a ser aberto parecia o melhor. Era o de seu pai. Uma serie de camadas de papel superpostas escondia o presente. Era apenas um papel que dizia: Meu filho, este ano lhe darei 365 horas do meu tempo, uma hora por dia, esta hora, em geral após o jantar, poderá ser diferente em dias especiais, e é inteiramente sua. Vamos aonde você quiser, podemos brincar do que você quiser brincar ou ficar simplesmente conversando sobre as suas aulas, sobre seus amigos, sobre suas descobertas e dúvidas.
O presente foi tão gostoso que teve de ser renovado nos anos seguintes. Foi o melhor presente de minha vida, avaliou o filho, anos mais tarde.
Não há duvidas que a autoridade paterna está em declínio, sua influencia foi substituída pelos amigos, pela televisão ETC.
O falecido padre Eugéne Charboneau escreveu um dia uma meditação para os pais que diz:
- Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo;
- Só uma vez terá cinco anos e quererá brincar conosco;
- Só uma vez terá dez anos e desejará estar conosco em nosso trabalho;
-Só uma vez será adolescente e verá em nós um amigo para conversar;
- Só uma vez estará na universidade e quererá trocar idéias conosco;
-Se nós perdermos essas oportunidades, nós perderemos nosso filho para sempre e ele não terá pai.
A Bíblia conta a história de um homem que perdeu seu filho
A parábola do filho pródigo, que bem poderia ser chamada de a parábola do parábola do ilústre pai, é uma narrativa bíblica enriquecedora, que além da irresponsabilidade do filho, mostra um amor incondicional do pai.
O pai que aparece no texto com muita expressão, mostra atitudes de um pai com as qualidades que todos que receberam o dom de ter filhos devem possuir.
Olhar para o pai do filho pródigo e tentar embasar seu relacionamento com teus filhos, no exemplo deste homem, é o mesmo que, esforçar-se para ser bem sucedido nesta árdua tarefa de ser pai.

1. O PAI SE COMPADECEU DO FILHO QUE ESTAVA DE VOLTA.
Splagcnizomai – splagchnizomai

Quando o povo bíblico queria falar de um profundo amor, usava o termo “compaixão”, que também quer dizer útero, ou ventre materno.

Os escritores sacros, na tentativa de explicar o inexplicável amor de Deus pela humanidade, usavam a palavra “compaixão”.

Ter compaixão, portanto, é ser movido pelas entranhas; daí, ser movido pela compaixão; ter compaixão (pois se achava que as entranhas eram a sede do amor e da piedade).
Tempo-Aoristo
O Aoristo é caracterizado por sua ênfase na ação puntiforme; isto é, o conceito do verbo não leva em consideração o tempo passado.

Jó 6:14 Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.
Na Bíblia compaixão trata-se de uma qualidade tanto divina, quanto humana.

2. O PAI CORREU PARA SE REENCONTRAR COM SEU FILHO.
Trecw – trecho

1) correr, de pessoas com pressa; daqueles que correm numa pista de corrida.

2) metáf. por uma metáfora empregado para corredores numa competição, esforçar se, tentar duramente, gastar as energias em executar ou realizar algo, a palavra aparece na literatura grega denotando incursão em risco extremo, que requer o uso de todas as habilidades de alguém para alcançar vitória.


3. O PAI ABRAÇOU SEU FILHO QUE ESTAVA DE VOLTA.

Epipiptw – epipipto

1) cair, vir ou fazer pressão sobre, deitar sobre alguém, cair nos braços de alguém, cair de costas sobre.
2) metáf. Cair sobre alguém i.e. apoderar-se, tomar posse de.


4. O PAI BEIJOU SEU FILHO QUE ESTAVA DE VOLTA.

Katafilew – kataphileo

1) Beijar, beijar várias vezes, beijar ternamente.


CONCLUSÃO:
Conta-se uma estória que havia numas terras daqui, um fazendeiro chamado Epaminondas, viúvo e muito rico, que tinha um filho único. O fazendeiro vivia preocupado com o futuro de seu filho, pois, o rapaz, só pensava em farrear com os muitos amigos que tinha na cidade. Amigos, diga-se, sem escrúpulos, que queriam apenas aproveitar da gastança do rapaz. De modo, que cada vez mais, o pai constatava que sua fortuna, logo, logo, acabaria.
Não foram poucas às vezes que Epaminondas tentara aconselhá-lo, implorando que renunciasse a vida ociosa. Dizia que os amigos se multiplicavam, porque ele tinha dinheiro no bolso, mas ao primeiro sinal de que esvaziara, eles desapareceriam. Mas, o rapaz não dava ouvidos ao pai.
Tempo vai e o dinheiro, gradativamente, desaparecia. Epaminondas, já velho, pressentindo estar por findar seus dias, tenta encontrar um meio para que, após sua morte e o fim de sua fortuna, seu filho não fique na miséria.
Um dia, ele retira duas ripas do teto do seu quarto, enche um jarro de cerâmica com moedas de ouro e o coloca no vão do teto. A seguir, entre as duas ripas faz um furo, de modo que passe uma corda cuja ponta fez um forte nó para que esta ficasse pressa nas ripas. Depois recoloca as duas ripas no seu devido lugar e usa dois preguinhos para fixá-las. Na outra ponta da corda fez uma laçada de forca e, assim, deixou. Por fim, chama o filho e diz: “Meu querido filho, estou morrendo. Vou te dar o meu último conselho; imploro que você o siga. Quando acabar o dinheiro, quando teus amigos desaparecerem, quando ficar pobre de verdade e desesperado, enforca-te com essa corda e pense no seu pai, que tanto gosta de você.”
Não passou muito tempo, Epaminondas faleceu. O filho depois alguns dias de luto e de lágrimas, volta à vida desregrada de farras e gastanças.
Também, não demorou muito, tudo o que seu pai havia acumulado com tanto sacrifício, se foi, que nem fumaça. O que Epaminondas temia acontecera. O filho estava pobre, sem dinheiro e sem saber como viver dali em diante.
Busca auxílio dos amigos de farra aos quais tanto ajudou. Mas, estes, o abandonam e vão à procura de outro otário endinheirado.
Para piorar a situação, o rapaz se vê na ingrata obrigação de trabalhar; e o mais que acha, na cidade, é o emprego de carregador de caminhão. Para quem nunca trabalhou e só se divertiu, carregar peso era algo que ele não ia suportar. Com poucos dias abandona o emprego.
Desesperado, sem dinheiro, sem emprego sem o que comer, lembra-se das últimas recomendações de seu pai e decide: ”Não há melhor dia para me enforcar”.
Vai até o quarto, sobe num banquinho, enfia a laçada da corda no pescoço e derruba o banquinho com o pé para enforcar-se. Fica pendurado, por alguns segundos, pela corda, com a laçada a apertar-lhe o pescoço. No entanto, as duas ripas, que estavam presas apenas pelos dois preguinhos, cedem ao peso do rapaz e vem de cima abaixo; junto o jarro de moedas, que se espatifa no chão.
Nesse instante ele entendeu o intuito de seu pai, ao colocar esse tesouro, prevendo os dias difíceis que teria de passar e o agradeceu do fundo do coração. Daí em diante, decide mudar de vida e tornar-se o filho que o seu pai tanto sonhara.