sábado, 4 de setembro de 2010

IGREJA BATISTA DE PÉ DE SERRA
Uma Família em Desenvolvimento

A Igreja Batista em Pé de Serra viveu um dois mil e nove super abençoado. A edificação e o crescimento marcaram aquele ano como sendo um dos mais produtivos na história da igreja. A conscientização acerca da comunhão cristã, da necessidade de se fazer uma igreja moderna sem perder o foco bíblico e do envolvimento individual de cada crente fez com a igreja alcançasse um amadurecimento que resultou em uma igreja forte na sociedade Pé-de-serrense. Hoje olhamos para trás e temos o nosso coração grato a Deus por sua presença e cuidado.
Dentro de todos os eventos que foram realizados em dois mil e nove alguns marcaram nossas vidas, a exemplo da capacitação de professores da Escola Bíblica, realizada em janeiro daquele ano. Preferimos chamá-la de Jornada Pedagógica Cristã visto que o objetivo da capacitação foi conscientizar os professores da EBD sobre ferramentas pedagógicas que devem ser usadas para se construir uma Escola Bíblica interessante e formadora de discípulos de Cristo. Na ocasião pudemos contar com a presença de uma Matemática especialista em EBD que desenvolveu a idéia de plano de aula e uma Psicopedagoga que trabalhou as ferramentas pedagógicas. A nossa Escola Bíblica já não é mais a mesma.
Em Abril, nossa Igreja experimentou um bom momento de confraternização e lazer, no dia dezenove de abril, um ônibus com boa parte da igreja e com novos convertidos em sua maioria se dirigiu a Arembepe, onde ficamos até o dia vinte e um de abril. Momentos de reflexão fizeram aquele retiro mais interessante e espiritual, inclusive uma delas com o pastor Abrão da Silva que nos deu a honra de ouvi-lo em uma das noites de culto. Voltamos de Arembepe com um gostinho de quero mais e desde aquela ocasião a igreja sonha com o próximo retiro.



Já em maio de dois mil e nove o momento foi mais romântico, além de darmos ênfase ao mês da família, nós organizamos o Primeiro Encontro de Casais da igreja, o impacto não foi apenas para os membros da congregação, visto que estendemos o convite para casais não crentes da cidade. O evento foi marcado pela presença de pessoas ilustres da sociedade como o prefeito e esposa, o vice-prefeito e esposa, alguns vereadores acompanhados de suas esposas e outras pessoas, Mas, as presenças que mais emocionaram a congregação foram as dos maridos descrentes de algumas irmãs da igreja.


Agosto foi impactante com a movimentação dos jovens para o desenvolvimento da obra de Deus, todo o mês ficou sob a responsabilidade deles. Foram finais de semana edificantes, pastores como Agnaldo Alonso da PIB de Serrinha, Miquéias França de Amélia Rodrigues e Samuel Nascimento de Riachão do Jacuípe fizeram dos momentos de reflexão bíblica banquetes da Palavra de Deus.


Setembro teve ainda uma participação importante dos jovens. A juventude da Primeira Igreja Batista de Valente, iniciou um intercâmbio de jovens trazendo cerca de cinqüenta pessoas entre moças e rapazes. A alegria era contagiante, outros jovens da cidade vieram para a igreja e não saiam nem mesmo fora da hora das atividades, estavam impressionados com a maneira jovem de ser crente.


O mês de novembro foi corrido, percebendo a necessidade de mostrar a igreja métodos de evangelismo, durante todo o ano falamos sobre igreja com propósitos, um modelo de igreja que enfatiza a Comunhão, a Adoração, o Discipulado, o Serviço, Missões e Grupos Familiares. Decidimos começar o mês realizando um Seminário de Igreja com Propósitos. O pastor Eliú Rodrigues da PIB de Conceição do Coité, convidado nosso, foi uma ferramenta importante para este momento. Todos que fizeram o seminário saíram radiantes com a possibilidade de desenvolver esta fórmula na igreja.

Não posso esquecer de um dos momentos mais marcantes do ano, vinte e um novos crentes desceram às águas batismais, porque se arrependeram de seus pecados e confessaram a Cristo como salvador de suas vidas. Alugamos um espaço com piscina para realizarmos o evento, não há palavras para descrever o que ocorreu naquela noite, a cidade estava presente em massa para ver as pessoas que aviam abandonado suas antigas religiões e agora confessavam ter nascido de novo.


No final de novembro estávamos reunidos para cultuar em ação de graças por mais um ano da igreja em Pé de Serra. A presença dos grupos familiares da Ibam foi o presente que recebemos de Deus e por ele somos muito agradecidos. A disposição e o amor para com a obra de Deus daquelas pessoas marcaram nossas vidas. A honra de receber alguns irmãos membros das igrejas associadas a Associação Batista feirense também foi relevante para a nossa felicidade do momento.


No último mês do ano além do natal, no qual foi apresentado uma peça empolgante e do ano novo com o culto da virada, a igreja viveu um momento belíssimo com o I Congresso da Família, um final de semana que a igreja pensou sobre a importância da família para os tempos atuais, como acompanhar o avanço da sociedade sem perder os valores cristãos.
Assim tivemos um ano bem sucedido. Optei por não citar as dificuldades, aprendi que sou porta voz de boas noticias. E, por falar em boas noticias, lembro da inauguração da congregação no povoado de cascalheiras, fortalecimento do ponto de pregação em Cabuí e os avanços na conclusão do prédio onde congregamos.
Dois mil e dez será o ano da organização, há muita coisa para colocar em ordem, Até mesmo num sentido orgânico da igreja. Secretaria, ministérios, pequenos grupos, formação de líderes e sobre tudo o inicio do novo templo que tem sido a prioridade de dois mil e dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário